Mesa-Redonda: Espaço para falarmos da rodada e afins

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Mesa-Redonda: Espaço para falarmos da rodada e afins

Mensagem  gleydin em Qui Maio 05, 2011 3:27 pm

AriBL escreveu:O QUE ACONTECEU NESTA QUARTA, 04/05/2011, NA LIBERTADORES?????

VAI SANTOS!

Eu fiquei chocado com tanta eliminação... 'Tá até parecendo a Copa ano passado, quando todos os sulamericanos foram limados, com exceção do Uruguai.

Até o Cruzeiro perdeu EM CASA!

gleydin

Mensagens : 1
Reputação : 2783
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/05/2011
Idade : 43

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mesa-Redonda: Espaço para falarmos da rodada e afins

Mensagem  AriBL em Sex Maio 06, 2011 10:11 am

Para Registro:

[img] [/img]
avatar
AriBL

Mensagens : 107
Reputação : 2930
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/04/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mesa-Redonda: Espaço para falarmos da rodada e afins

Mensagem  Fabiano Augusto em Sex Jun 10, 2011 11:37 am

Sobre a despedida do gordo:

A noite do constrangimento

Na noite de terça-feira alguns amantes do futebol, do bom jornalismo e de Bertold Brecht passaram por um grave constrangimento ao assistir o “jogo” de despedia de Ronaldo. A partida mostrou-nos a importância de ser cercado e ovacionado pela mídia e deu-nos ótimos exemplos de como se constrói um herói reafirmando constantemente seus feitos e apagando da memória seus desfeitos.

Galvão Bueno conseguiu se superar na narrativa épica de construção de um mito, fez com Ronaldo muito melhor do que faz com Ayrton Senna nas transmissões de F1. A imagem de R9 em campo era de provocar constrangimento em qualquer apaixonado por esporte no mundo e em especial pelo futebol.

O que vimos nesta noite foi digno de uma farsa costurada em tramas tão articuladas que emocionou muitos brasileiros. Há quem diga que Casagrande chorou. Pois o meu sentimento maior foi de vergonha. Vergonha não só pela forma física deprimente do atleta, mas pelo que ouvi e depois pelo que li de alguns jornalistas hoje.

Discordo amplamente de Juca Kfouri ao afirmar que “Ronaldo Fenômeno é o jogador brasileiro mais importante depois de Pelé”, a menos que esteja referindo do lado marqueteiro do jogador e da exposição midiática que conquistou. Do ponto de vista do futebol, do compromisso e do profissionalismo e comprometimento com a seleção e com o esporte que lhe rendeu dinheiro e fama há, sem dúvida nenhuma, jogadores mais importantes que ele; acho que o próprio Ronaldo acredita que atletas como Arthur Antunes Coimbra merecem um lugar melhor nesta seleção.

Dirão alguns que Ronaldo ganhou duas copas do mundo e jogadores como Zico, apesar do bom futebol desempenhado em campo, não levou nenhuma. Este tipo de análise é de uma pobreza extrema. O futebol é um esporte coletivo e ganhar uma copa do mundo não pode ser da responsabilidade de um único jogador (talvez casos raros como Maradona em 1986 que fez pelo menos um gol sem auxílio de nenhum companheiro, mas mesmo assim precisou destes para não levar o empate).

Juca afirma também que “ele deu muito mais do que recebeu”. Discordo também desta colocação. Olhamos sobre outro prisma: em 1994, primeira copa do mundo vencida “por Ronaldo”, o centro-avante sequer entrou em campo (contra nossa vontade, é claro), atletas como Romário, Bebeto, Dunga, Jorginho, Taffarel, Branco (se aquela bola contra a Holanda não entra?!?!) foram muito mais importantes para obtenção do título. Na copa de 1998 Ronaldo vive todo aquele drama no jogo final e juntamente com a comissão técnica colocou tudo a perder insistindo em jogar sem as totais condições físicas. Em 2002 sua grande Copa do Mundo, com bela exibição na final contra a Alemanha, mas é justo esquecer o papel desempenhado por Rivaldo, por exemplo? Na agora esquecida Copa de 2006 Ronaldo apresentou-se fora de forma (argumentou que vinha de contusão, como se a distância dos gramados autorizasse um atleta que sabia da sua participação da copa a se descuidar) e mostrou o quanto priorizava o seu lado midiático em detrimento do esportista.

Na minha modesta opinião Ronaldo recebeu muito mais que nos deu. Sem ele ganharíamos a copa de 1994 e, talvez perderíamos a de 2002 (o que já é um empate), mas não mancharíamos o jornalismo brasileiro com uma cobertura antiética, imoral e parcial como a que vivemos nos últimos anos e, principalmente no jogo de terça-feira.

Ah voltando a “pelada”! Além dos gols perdidos que não fizeram falta e das bizarras cenas de um ex-atleta obeso correndo pelo campo ouvimos o senhor Galvão Bueno dizer que o bandeira não deveria marcar impedimento em lances do atacante ou que o goleiro não deveria ser tão efetivo nas defesas. Não me parece que um herói nacional precisaria da piedade de um goleiro para fazer um gol. Pior que isso é invocar o famoso jeitinho brasileiro que, ao ver suas ambições difíceis de ser alcançadas, dribla as regras ou as leis (sociais ou do jogo) para atingi-las (e são estes mesmos jornalistas que criticam Neymar por se jogar “cavando” faltas).

Para finalizar Casagrande trouxe um versinho que leu no CD de Mercedes Sosa: “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”. Este texto de Bertold Brecht, ele e Sosa são conhecidos ícones da luta pelo socialismo no mundo, portanto não há nenhuma relação entre eles e Ronaldo, ao contrário. Queria dizer ao Casagrande que os homens imprescindíveis de Brecht são aqueles que lutaram por uma sociedade justa e igualitária, não um produto do marketing, atleta da Nike, um vendedor de produtos para mega empresas. Ir ao Haiti fazer uma imagem de bom moço não o inclui entre os preferidos do poeta, doar umas migalhas dos milhões que ganha por ano não o faz um lutador pela igualdade entre os homens e pelo fim da exploração de uns pelos outros. Brecht e Sosa jamais pensaram em si mesmos na definição dos seus projetos, o primeiro foi duramente perseguido pelos seus ideais e morreu defendendo-os e com menos de 1% do que tem R9, portanto jamais poderiam ter sido citados no vexame do dia 07 de junho de 2011.

Fonte: http://pensandofutebol.com.br/?tag=ronaldo-fenomeno
avatar
Fabiano Augusto
Admin

Mensagens : 187
Reputação : 3042
Reputação : 3
Data de inscrição : 08/04/2011
Idade : 40

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mesa-Redonda: Espaço para falarmos da rodada e afins

Mensagem  Alípio em Ter Jun 14, 2011 3:36 pm

Prometo que tentarei ser mais efetivo aqui no fórum.

Dito isto, concordo e discordo em partes, do que está escrito no texto. O Ronaldo que entrou em campo na quarta, já nao é mais atleta, entao, falar da forma física dele é chover no molhado. Aliás, ha anos que ele tem tido corpo de peladeiro de final de semana.
É comum no Brasil, atribuir ao atacante a 'Copa ganha'. Foi assim com Romário em 94 e com o Ronaldo em 2002. E teria sido em 98, se nao houvesse o mal explicado caso da convulsão.
O fato é que Ronaldo foi artilheiro por onde passou e jogou muito, muito mesmo. Acompanho campeonato europeu de perto e cansei de vê-lo destruir em muitos jogos. Isso sem falar nas suas ressurreições. O cara teve o joelho destroçado 2x. Se uma simples cirurgia ja acaba com alguns, imaginem ter que reconstituir o joelho? E foi campeao do mundo, jogando bem, depois disso.
Claro, Galvao Bueno é um babaca. Ele exagera sem necessidade. Privilegia amigos. Quer dar conselhos como se fosse alguém. A entrevista dele com o Ronaldo no domingo, foi mais pra promover a empresa do cara. Desnecessário. Quanto a isto, basta-me saber que ele está aos poucos se aposentando, só narrando os jogos da seleção (que aí eu vejo na Sportv) e a Fórmula 1.
avatar
Alípio

Mensagens : 54
Reputação : 2894
Reputação : 3
Data de inscrição : 08/04/2011
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Santos Campeão da Libertadores de 2011!

Mensagem  AriBL em Qui Jun 23, 2011 2:05 am

Para registro eterno!!!



avatar
AriBL

Mensagens : 107
Reputação : 2930
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/04/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mesa-Redonda: Espaço para falarmos da rodada e afins

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum